quarta-feira, 16 de abril de 2014

A nação armada

      


     Hoje eu fiz uma prova de documentários,uma de minhas matérias pendentes pós monografia.Eu não sou super fã de cinema,mas gosto muito de documentários,são realistas e usam personagens existentes que eles chamam carinhosamente de atores sociais.Meu interesse era quase zero antes de iniciar os estudos,mas ao longo das aulas o professor levou alguns filmes para que pudéssemos diferenciar os modos e as características. Alguns bem chatos e outros bem legais,mais estrangeiros que nacionais. 
Três deles chamaram muito minha atenção,pois de alguma forma traziam um tema a tona.A Sociedade americana e suas armas.Aqui no Brasil,ninguém sabe ninguém viu ( é a forma como eu chamo essas terras) o uso de armas por pessoas despreparadas incluindo PMS é muito maior que o de pessoas que treinam para usar las corretamente. No EUA mulheres,adultos e crianças possuem armas desde sempre,ter uma arma em casa é algo tão corriqueiro que no filme documentário Tiros em Columbine o diretor apresenta a seus expectadores a facilidade de ter uma arma no país quando ele abre uma conta em um banco e ganha um rifle.Loucura? não sei ao certo,aqui no Brasil viraria guerra,pois vivemos em confronto com policia,tráfico,bandidos,famílias de dementes e etc.



Além de Tiros em Columbine um outro documentário que me chamou a atenção foi Corações e Mentes,que fala da matança gratuita de americanos no Vietnã,muitos soldados que foram para a Guerra não sabiam nem o motivo de estarem lá.Apenas estavam,com seu orgulho e patriotismo. Eu devi ter assistido esses documentário na ordem em que eles foram rodados,mas foi assim que o professor passou.



Por ultimo ele passou Primarias ou Primary,um documentário que revolucionou para sua época.Acompanhou as primárias americanas na década de 60 , quando John F Kennedy venceu as eleições presidenciais. Agora você deve estar se perguntando o que os três tem em comum.



O que tem ? Armas e mortes em excesso!
Mas Primary não tem armas,mas tem um presidente que futuramente seria morto com um tiro.

Uma das perguntas que eu me fiz ao unir os três é , por que uma nação inteira tem adoração por armas de fogo? Mesmo sofrendo tanto com atentados , ataques,suicídios. Por que nada muda?
De verdade questionei alguns americanos e eles responderam que faz parte da cultura,cultura mórbida não acham?

Acho que esses três filmes devem ser vistos por todos e acho que devemos fazer uma reflexão mesmo não fazendo parte da sociedade americana,mas como tudo que vem de lá vira febre no Brasil,nada impede que com o aumento da violência,das crises , do bullying e de representantes dementes , vai que um dia resolvam legalizar as armas? Sei que parece pessimismo ,mas é realismo.

Assistam!
Não consegui Upar!

Tiros em  Columbine - https://www.youtube.com/watch?v=jbATTOh-ixM
Primary - https://www.youtube.com/watch?v=fU3kmkQbVhA
Corações e Mentes - https://www.youtube.com/watch?v=E-Zvi8L00bc



Nenhum comentário:

Postar um comentário